XADREZ: INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Antenor Oliveira Silva Neto Unit- Universidade Tiradentes
  • Tamara Cardoso Bastos Santos Unopar- Universidade Norte do Paraná

Palavras-chave:

Aprendizagem, Deficiência Intelectual, Xadrez

Resumo

A aprendizagem das pessoas com deficiência intelectual acontece de uma forma diferente das pessoas que não possuem deficiência. É preciso utilizar-se de mecanismos e estratégias diferentes para que o processo educacional ocorra de maneira eficiente e satisfatória. Neste estudo, definimos como objetivo identificar os benefícios do jogo de xadrez para a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. A pesquisa foi desenvolvida em uma sala de recurso multifuncional com alunos diagnosticados com deficiência intelectual leve e moderada. A metodologia foi uma pesquisa de campo do tipo exploratória. Podemos afirmar que a prática regular do xadrez, feita de forma planejada e organizada, influencia positivamente a aquisição cognitiva das pessoas com deficiência intelectual, melhorando a concentração, memorização e raciocínio lógico.

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Biografia do Autor

Antenor Oliveira Silva Neto, Unit- Universidade Tiradentes

Mestre em Educação (Unit), Graduação em Educação Física (Unit), Pós-Graduação em Educação Inclusiva e Libras (Fama)

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Silva Neto, A. O., & Santos, T. C. B. (2018). XADREZ: INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8730

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade